Tradutor

quinta-feira, 11 de dezembro de 2014

- Xadrez também é um Esporte

   O xadrez é esporte – já diz o Comitê Olímpico Internacional que tem esta como uma atividade reconhecida, isto é, que pode ser incluída no programa dos Jogos Olímpicos a qualquer momento.    Mas se você ainda não está convencido disso, aqui vão outros argumentos:

- é um jogo
- há competição
- é uma atividade de alto rendimento
- há sentimento de superar a si próprio e ao seu adversário
- há desgaste físico e mental
- é praticado por milhares de pessoas
- é baseado em regras
- possui uma entidade reguladora (confederação e federação internacional)

    E onde há esporte, há competição. No Brasil a entidade que regulamenta o esporte é a Confederação Brasileira de Xadrez. Já em âmbito mundial, a FIDE – World Chess Federeation (em inglês) é quem organiza o esporte.

   Para classificar os enxadristas a FIDE bem como todas as federações nacionais usam o sistema rating ELO, desenvolvido pelo físico Arpad Elo. Através deste sistema é possível dizer quem são os melhores jogadores de xadrez do mundo. O sistema rating ELO é um sistema estatístico baseado na hipótese que a performance de cada enxadrista em suas partidas é variável. Desta maneira, o físico Arpad Elo concebeu a força de jogo de um enxadrista com uma média entre o desempenho de todos os outros jogadores em determinado torneio. O enxadrista que alcançou o mais alto rating ELO foi Garry Kasparov- 2851 pontos.



Cortesia BrasilBase
Campeonato de Xadrez


   A Federação Internacional também premia com títulos vitalícios os melhores do mundo. O título mais alto que um enxadrista pode alcançar é o de Grande Mestre. Para tornar-se Grande Mestre é preciso ter um rating ElO de, no mínimo, 2.500 pontos além de três bons resultados em torneios internacionais onde também participem outros Grandes Mestres. Este também é o único título onde há diferenciação entre o sexo masculino e feminino. As melhores enxadristas do mundo recebem o título de Grande Mestra.

   Antes de tornarem-se Grandes Mestres, porém, os enxadristas também podem colecionar outros títulos como:

- Mestre Internacional: mesmas condições do Grande Mestre, porém, exige um rating menor – de 2.400 pontos
- Mestre FIDE: rating de 2.300 pontos
- Candidato a Mestre: rating de 2.200 pontos
- Mestre Nacional: rating de 2.200 pontos

   O maior Grande Mestre de todos os tempos foi o russo Garry Kasparov que conquistou títulos mundiais consecutivos de 1985 ao ano 2000.

    No Brasil, os campeonatos nacionais são disputados desde 1927, sendo que o primeiro campeão foi Souza Mendes. Já o primeiro campeonato brasileiro feminino ocorreu em 1960, em Brusque, vencido por Dora Rúbio.

    O maior enxadrista brasileiro de todos os tempos, porém, é Henrique Mecking, mais conhecido como Mequinho. Em 1977 Mequinho foi considerado o terceiro melhor jogador do mundo. Além dele, a FIDE lista outros sete jogadores que possuem o título de Grande Mestre: Alexandr Fier, André Diamant, Darcy Lima, Felipe El Debs, Gilberto Milos, Giovanni Vescovi, Jaime Sunye Neto e Rafael Leitão.

    Além de tudo isso que já foi mencionado, o xadrez é ainda um esporte bastante inclusivo já que pode ser praticado por pessoas de qualquer idade e classe social, podendo proporcionar confrontos entre diferentes gerações frente ao mesmo tabuleiro.

Nenhum comentário: